Projeto de Incêndio
COMO ENTENDER O PROJETO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO
Se você está com dificuldades para entender seu projeto de incêndio, esse artigo é perfeito.
4 de dez. de 2024
Compreendendo os símbolos gráficos exigidos pelo Corpo de Bombeiros e a ordem de montagem das folhas de projeto, ficará mais fácil entender quais são os equipamentos exigidos na sua edificação.
Acompanhe também nosso conteúdo em vídeo:
Extintores de incêndio
Saiba que os extintores são sempre representados por triângulos. O "miolo" do triângulo irá indicar qual é o tipo de extintor exigido:
Em relação aos tamanhos de extintores, dificilmente seu projeto irá mencionar a capacidade em quilogramas ou litros, mas trará a informação sobre a capacidade extintora. Abaixo você encontra as capacidades mais utilizadas e que são as mínimas aceitas pela norma:
- Pó químico BC - capacidade 20 BC: equivalente ao extintor de 4 kg
- Pó químico ABC - capacidade 2A-20 BC: equivalente ao extintor de 4 kg
- Água pressurizada - capacidade 2A: equivalente ao extintor de 10 l
- Gás carbônico (CO2) - capacidade 5 BC: equivalente ao extintor de 4 kg
- Espuma mecânica - capacidade 2A-10B: equivalente ao extintor de 10 l
A capacidade extintora pode ter pequenas variações conforme o fabricante do extintor. Por isso, confirme a capacidade antes de efetivar a compra.
Além dos extintores portáteis, existem os extintores sobre rodas que são representados pelos mesmos símbolos, porém com a adição de dois traços nas bordas inferiores do triângulo, remetendo as rodas desses extintores popularmente chamados de carretas:
Iluminação de emergência
Os blocos autônomos de 30 leds são representados pelo símbolo abaixo e são o tipo mais comum de iluminação de emergência utilizado em projetos:
Já a luminária de dois faróis, pode ter vários tamanhos correspondentes a quantidade de lumens prevista em projetos. Por exemplo: 600, 1200, 2200 e 3000 lumens. Essa informação pode estar inserida na legenda do projeto, junto ao símbolo da luminária na planta ou ainda no memorial descritivo.
Sinalização de emergência
No caso das placas de sinalização tem-se a simbologia como um círculo contendo em sua parte superior o código da placa e na parte inferior o tamanho:
A lista de códigos pode ser consultada na legenda do projeto ou na NPT 020 do Corpo de Bombeiros:
Código S: placas de orientação e salvamento
Código E: placas de equipamentos
Código P: placas de proibição
Código A: placas de alerta
Em relação aos tamanhos, tenha a dimensão do projeto como o mínimo que precisa ser atendido. Nem sempre você irá encontrar no mercado uma placa do tamanho exato previsto em projeto, mas pode utilizar uma de tamanho maior sem problemas. Porém, nunca utilize uma placa com tamanho menor que o previsto, pois assim o usuário da edificação poderá ser prejudicado por não enxergar uma placa com importantes instruções.
Sistema de Hidrantes
O símbolo de hidrante traz a espécie de uma flecha que indica a quantidade de registros / expedições que cada ponto necessita:
Em relação aos tamanhos de abrigos, quantidades de mangueiras e outros acessórios, você deve procurar na folha de projeto com os detalhes, que geralmente é apresentada mais para o final das pranchas. Isso ocorre porque nem todas as informações servem na planta, necessitando da apresentação de detalhes específicos.
Alarme de incêndio
Os símbolos abaixo referem-se a central de alarme, suas baterias e acionador manual:
Em projetos específicos, pode haver detecção de incêndio, representada pelos símbolos abaixo:
Esse artigo apresentou os símbolos mais utilizados nos projetos de prevenção de incêndio. A lista completa dos símbolos gráficos você encontra na NPT 004 do Corpo de Bombeiros.
Se você precisa de ajuda para realizar a correta leitura do seu projeto, entre em contato conosco!