Alarme de incêndio

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ALARME DE INCÊNDIO?

O mercado oferece vários modelos de sistemas de alarme de incêndio

31 de mai. de 2024

Central de alarme de incêndio endereçável e mulher com dúvida
Central de alarme de incêndio endereçável e mulher com dúvida

O mercado oferece vários modelos de sistemas de alarme de incêndio e na hora de comprar bate a dúvida: Qual é o tipo ideal para a minha edificação?

Para chegar ao melhor custo benefício é necessário conhecer os modelos disponíveis no mercado, suas vantagens e desvantagens.

Acompanhe também esse conteúdo em vídeo:

SISTEMAS CONVENCIONAIS

Os sistemas convencionais de alarme de incêndio normalmente possuem centrais disponíveis de 6 até 24 setores. Cada setor comporta até 20 dispositivos que podem ser acionadores manuais ou detectores de fumaça, por exemplo.

No sistema convencional cada setor recebe um nome, mas se você possui vários dispositivos dentro de um mesmo setor, não terá como saber qual deles foi acionado pelo painel da central.

Os componentes do modelo convencional costumam ser mais baratos que os demais, porém esse tipo de sistema costuma usar mais cabo na instalação. Dependendo o comprimento de cabo necessário, o sistema endereçável pode se tornar mais econômico.

 

Exemplo de central convencional. Marca: Intelbras.

SISTEMAS ENDEREÇÁVEIS

A precisão do “endereço” do incêndio é melhor com o sistema endereçável, pois com esse modelo cada componente pode receber uma identificação. Assim, se sua edificação possui um número grande de cômodos e muitos dispositivos vale a pena escolhê-lo.

Funciona da seguinte forma: antes de instalar os componentes, eles devem ser endereçados na central, recebendo um número único. Através do software disponibilizado pelo fabricante, cada dispositivo poderá ser nomeado: por exemplo: “Almoxarifado”. Assim, quando acontecer um incêndio no almoxarifado será mostrado no visor da central que o dispositivo acionado é neste cômodo, gerando muita agilidade para que a equipe de brigada de emergência possa ir até o local correto.  

Exemplo de central endereçável. Marca: Intelbras.

SISTEMAS ANALÓGICOS

O sistema analógico é mais sofisticado. Ele possui recursos de monitoramento e personalização que os demais sistemas não detêm. A central é capaz de monitorar níveis de temperatura e de fumaça captados pelos dispositivos e acionar alarmes quando os níveis forem maiores do que o configurado na central. Essa característica faz dele um sistema preciso e que evita alarmes falsos.

SISTEMAS SEM FIO

Para esse tipo de sistema é criada uma rede wireless própria e independente da rede de internet da edificação. É uma solução interessante para adaptação de edificações onde não foi prevista a infraestrutura necessária para a passagem de cabos ou para plantas muito grandes.

Como vantagens, esse sistema elimina os ruídos causados por umidade no cabeamento e queima por descargas atmosféricas. Os componentes desse tipo de sistema são mais caros que os convencionais e endereçáveis.

 

Nós da Golinhaki analisamos o seu projeto para recomendar o tipo de sistema de alarme de incêndio que melhor se adapta a ele. Se ficou com dúvidas, entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!