Chegou a hora de emitir ou renovar o alvará e você não possui o certificado de licenciamento do Corpo de Bombeiros. Em todo o estado do Paraná, o alvará só é liberado com a apresentação deste certificado. Para que o documento seja emitido, o estabelecimento precisa ter os itens mínimos de segurança contra incêndio. 

Mas calma, cumprir as exigências do Corpo de Bombeiros e manter seu estabelecimento comercial seguro não é um bicho de sete cabeças.

Os itens mínimos que toda empresa precisa ter são os seguintes:

– Extintores de incêndio

– Luminárias de emergência

– Placas de sinalização de emergência

– Saídas de emergência

Extintores de incêndio

Os extintores de incêndio mais utilizados atualmente são do tipo ABC. Esse modelo é capaz de combater princípios de incêndio nos materiais convencionais, tais como madeira, plástico, equipamentos elétricos, líquidos e gases inflamáveis. 

Para edificações de até 100 m² por pavimento, é possível instalar apenas uma unidade desse extintor em cada andar.

Luminárias de emergência

As luminárias de emergência entram em ação imediatamente em situação de corte de energia elétrica, assim você não fica no escuro! 

Tais equipamentos também fazem parte dos itens mínimos de segurança e devem ser instalados nas rotas de fuga da edificação: corredores, escadas e portas de saída.

Placas de sinalização de emergência

As placas de sinalização de emergência mostram os caminhos para as rotas de fuga, sinalizam os equipamentos (extintores, hidrantes, alarme), alertam para riscos e proíbem ações que possam levar a situações de emergência, tais como fumar próximo a gases inflamáveis ou utilizar água para apagar o fogo em sistemas energizados. 

Essas placas são fotoluminescentes (brilham no escuro) e antichamas.

Saídas de emergência

Implantar as saídas de emergência significa instalar portas com larguras adequadas a quantidade de pessoas que frequenta a edificação e que abram no sentido de fuga, instalar corrimãos em ambos os lados de escadas e rampas, usar alturas adequadas dos degraus, proporcionar um piso com atrito suficiente para não levar a escorregões, instalar guarda-corpos, entre outras medidas.

Quanto maior e mais alta a edificação, mais itens serão exigidos. Porém, os itens acima mencionados são exigidos em qualquer estabelecimento, independente de área e tipo de ocupação.

Se você possui dúvidas ou necessita de auxílio para a implantação desses itens em sua edificação, entre em contato e agende uma visita. Estamos prontos para regularizar a sua empresa.

Compartilhe!