Brigada de Incêndio
BRIGADA DE INCÊNDIO: COMO FORMAR?
Esclareça suas dúvidas sobre a implantação de brigada de incêndio em uma edificação.
20 de ago. de 2024
O que é a brigada de incêndio?
É um grupo organizado de pessoas, voluntárias ou não, treinadas e capacitadas em prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, para atuação em edificações e áreas de risco.
Acompanhe também o conteúdo em vídeo:
Para quais edificações a brigada é exigida?
Para qualquer medida de segurança, sempre verifique no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico quais são as exigências para a sua edificação. Mas seguem algumas edificações onde a brigada é fundamental: indústrias de alto risco, depósitos com risco elevado, shoppings centers, locais de festas e eventos com lotação acima de 400 pessoas.
Quantas pessoas são necessárias para a brigada?
A brigada é dimensionada conforme a população da edificação (NPT 011) na proporção de 1 brigadista orgânico para cada 200 pessoas. Essa é a quantidade de brigadistas por setor ou pavimento. Sempre deve haver brigadistas para todos os turnos de trabalho. No caso da existência de brigadistas profissionais, os mesmos substituem até 5 brigadistas orgânicos.
Quem pode ser brigadista?
Pessoas que permaneçam na edificação, sejam alfabetizadas, possuam no mínimo 18 anos de idade e tenham bom condicionamento físico para conduzir as ações de emergência.
O que é brigadista orgânico e profissional?
Conforme a NPT 017 do CBMPR:
Brigadista Orgânico – Integrante da população fixa capacitado para atuar nas atividades de prevenção e combate a incêndio, mas que não atua exclusivamente nessa atividade.
Brigadista Profissional – Profissional habilitado nos termos da Lei que exerça, em caráter habitual, função exclusiva de prevenção e combate a incêndio.
Quem pode dar formação de brigada de emergência?
Profissionais com formação ou especialização nas áreas de segurança do trabalho ou de segurança contra incêndio, com carga horária mínima de 360 horas, registrados nos respectivos conselhos profissionais ou no Ministério do Trabalho.
A unidade responsável pela formação deverá fornecer certificado para os brigadistas assim que finalizado o curso.
O que se aprende no curso de brigada de incêndio?
No curso deve-se contemplar as ações de prevenção e emergência sempre personalizadas para os riscos onde os brigadistas atuarão. Por exemplo: combate a incêndio com extintores e hidrantes; primeiros socorros; abandono da edificação.
Na rotina dos brigadistas, devem estar incluídas as seguintes atribuições:
· Análise dos riscos existentes;
· Orientação à população fixa e flutuante;
· Participação nos exercícios simulados;
· Conhecimento do plano de emergência da edificação;
· Acionamento do Corpo de Bombeiros Militar e/ou ajuda externa;
· Corte de energia;
· Primeiros socorros;
· Combate ao princípio de incêndio;
· Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros Militar.
Qual é a validade do curso de brigada?
O brigadista orgânico deverá ser recapacitado toda vez que permanecer afastado da atividade de brigadista por um período superior a 2 (dois) anos.
Se você precisa implantar a brigada de incêndio da sua edificação, conte com a Golinhaki para capacitar os seus brigadistas.