Sistema de Hidrantes

COMO ECONOMIZAR NO SISTEMA DE HIDRANTES?

Vamos te ajudar a planejar um sistema de hidrantes econômico sem deixar de lado a segurança.

10 de mai. de 2024

Mangueira de hidrante e mangueira de mangotinho
Mangueira de hidrante e mangueira de mangotinho

Muitos clientes se assustam quando descobrem que sua edificação necessita do sistema de hidrantes por exigência do Corpo de Bombeiros devido ao custo de instalação. Por isso, vamos te ajudar a planejar um sistema de hidrantes econômico sem deixar de lado a segurança.

Acompanhe também o conteúdo em vídeo:

TUBULAÇÃO

O mercado possui atualmente diferentes materiais para emprego na tubulação. Os tubos de aço galvanizado com rosca são geralmente utilizados. Porém, uma boa alternativa é optar por tubos com conexões ranhuradas ou grooved. Tal opção reduz o tempo da instalação, gerando economia na mão de obra.

Outra alternativa, no caso de barracões, é projetar a tubulação passando pelo lado externo, se possível de forma enterrada. Dessa forma é possível utilizar os tubos plásticos. Nesse caso é preciso observar a distância mínima de 1 metro da projeção da edificação. Esses tubos tendem a ser mais baratos que os de aço, além de mais leves e de fácil instalação. Mas atenção, não dá pra sair por aí empregando qualquer tubo de plástico. Existem tubos projetados para suportar as pressões do sistema. Adquira produtos certificados.

Em relação ao comprimento da tubulação é importante estudar o caminho mais curto. Assim você economiza na quantidade de tubos. Além do mais, trechos mais curtos geram menor perda de carga, o que pode impactar no dimensionamento da bomba, gerando economia também neste item.


DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS

Em edificações térreas busque utilizar tomadas d’água externas, pois elas permitem o uso de até 60 metros de mangueira. Assim, você alcança vários pontos da edificação apenas com um registro. Além do tamanho da mangueira (se as normas do seu estado permitirem), considere o jato de água de 10 metros na ponta do esguicho. Isso pode te livrar de ter que adicionar mais um ponto de hidrante na edificação.  

Quando estiver utilizando mangueiras externas com comprimento total de 60 metros verifique se comprar 3 lances de 20 metros pode sair mais barato do que 4 lances de 15 metros. O mesmo vale para hidrantes internos. Muito projetistas preveem 2 lances de 15 metros, porém por vezes o uso de apenas 1 mangueira de 20 metros já é suficiente para atender o pavimento no caso de edificações de menor área.


ESCOLHA DO TIPO DE HIDRANTE

Quando as normas te permitirem escolher entre mangotinho ou hidrante, considere o uso do mangotinho. Há uma ideia antiga de que sempre o mangotinho custa mais caro e muitos profissionais nem consideram a possibilidade de utilizá-lo. Acontece que, mediante comprovação por cálculo hidráulico, em edificações com mangotinho pode ser possível utilizar tubos de diâmetro menor que 2 ½”. Além disso, o sistema de mangotinhos não exige abrigos de mangueiras. A vazão mínima para o sistema tende a ser menor, o que também gera economia no dimensionamento da bomba.


MODO DE ACIONAMENTO DA BOMBA

Ao invés de utilizar pontos de acionador manual junto a cada registro, verifique a possibilidade de realizar o acionamento por chave de fluxo. Assim, você economiza na instalação elétrica e na compra dos acionadores.

CASOS DE ISENÇÃO DO SISTEMA

As legislações de cada estado preveem casos onde o sistema de hidrantes pode ser dispensado, como por exemplo processos industriais com altos fornos onde o uso da água é desaconselhado, ginásios e piscinas cobertas, depósitos de materiais incombustíveis.

Em uma edificação, mesmo que o sistema de hidrantes precise ser instalado, nos mezaninos com área inferior a 100 m² não é necessário prever um ponto novo, desde que o caminhamento do hidrante do térreo atenda essa área.  

Uma outra dica importante: Caso esteja prevendo edificações de risco leve com áreas pouco acima de 1500 m² ou com alturas próximas de 9 metros, considere reduzir para ficar dentro dos parâmetros de edificações que não precisam de hidrantes. O mesmo vale para áreas que pouco ultrapassam os 1000 m² e alturas de 6 metros no caso de riscos moderados ou elevados.  

 

Precisa de assessoria na hora de projetar ou executar seu sistema de hidrantes? Entre em contato! Nossa equipe de engenharia está pronta para te ajudar a garantir um sistema econômico e seguro.

 

*Artigo escrito com base na norma técnica do Corpo de Bombeiros do Paraná. Verifique as normas do seu estado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!