Iluminação de Emergência
Como instalar luminárias de emergência para vistoria dos bombeiros?
Todas as edificações sujeitas a fiscalização dos bombeiros precisam de iluminação de emergência.
23 de jul. de 2024
Quem precisa de iluminação de emergência?
Todas as edificações sujeitas a fiscalização do corpo de bombeiros precisam de iluminação de emergência. O sistema é considerado um item mínimo para o funcionamento dos estabelecimentos.
Então, se você vai passar por uma vistoria, prepare-se e já providencie a instalação das suas luminárias através das dicas a seguir.
Acompanhe também nosso conteúdo em vídeo:
Como funciona uma luminária de emergência?
As luminárias autônomas possuem uma bateria interna que deve ser conectada a energia elétrica para carregamento. No momento em que há o corte de energia, a luminária acende automaticamente. Ela é usada justamente porque um procedimento de emergência compreende o corte de energia em situação de incêndio.
As luminárias autônomas não são a única forma de realizar a iluminação de emergência. Ela também pode ser obtida através de grupo motogerador ou sistema centralizado de baterias.
Qual a distância entre luminárias de emergência?
As luminárias de emergência não são suficientes para iluminar uma edificação tanto quanto a iluminação calculada para o uso rotineiro, mas ela serve de guia para que as pessoas encontrem as saídas seguras no caso de sinistro.
A NPT 018 do corpo de bombeiros do Paraná solicita que as luminárias sejam instaladas a cada 15 metros, no máximo. Além disso, não podem estar afastadas mais de 7,50 m das paredes.
Quando os corredores mudam de direção, mesmo que sejam pequenos, torna-se necessário instalar mais luminárias.
Será necessário prever uma tomada para cada luminária. O ideal é que seja previsto um circuito exclusivo para a iluminação de emergência, o que facilita os testes de funcionamento.
Quais são os tipos de luminária de emergência?
Para ambientes pequenos, como escritórios, corredores e escadas, costuma-se utilizar luminárias do tipo 30 leds.
Já para ambientes maiores e altos, recomenda-se a instalação de luminárias do tipo 2 faróis, as quais são encontradas com diferentes fluxos luminosos: normalmente nas capacidades 600, 1200, 2200 e 3000 lumens.
Qual a altura de instalação?
Há uma crença que as luminárias devem ser instaladas logo acima das portas, mas a norma do corpo de bombeiros não possui essa exigência.
Instale as luminárias a uma altura de 2,20 a 3,50m em relação ao piso acabado.
Quanto tempo dura a luz de emergência?
Dependendo da configuração utilizada (mínimo ou máximo) poderá durar até 6 horas acesa.
Uma dica extra é descarregar a bateria a cada 3 meses para aumentar a sua vida útil. Mas lembre-se de logo carregá-la novamente para que a bateria esteja completa em uma situação de emergência.
Se precisar adquirir luminárias de emergência para sua edificação, entre em contato conosco.