Dicas de Segurança
COMO REGULARIZAR SEU CONDOMÍNIO COM O CORPO DE BOMBEIROS
Esse texto foi escrito para os síndicos que desejam manter a segurança de seus condomínios em dia.
19 de nov. de 2024
Primeiro você precisa saber que o certificado do Corpo de Bombeiros deve ser renovado anualmente. A renovação ocorre de forma digital pelo sistema prevfogo.
Ter uma cópia do projeto de prevenção de incêndio é muito importante para conferir se os sistemas permanecem instalados conforme planejado. Se você não possuir, a cópia pode ser solicitada junto ao setor do Corpo de Bombeiros que atende à sua cidade.
Acompanhe também nosso conteúdo em vídeo:
O QUE VERIFICAR
Para ser aprovado na vistoria, os extintores devem estar com a validade em dia. Não há dia específico de vencimento, apenas o mês. Além disso, confira se o lacre está intacto e se o indicador de pressão está com o ponteiro no verde.
Se o edifício possuir hidrantes, é necessário verificar o teste hidrostático das mangueiras que vence anualmente. E a cada 5 anos deve ser feita a verificação de funcionamento do sistema com emissão de ART (anotação de responsabilidade técnica).
Assim como no sistema de hidrantes, o sistema de alarme de incêndio também precisa de verificação de funcionamento periódica e emissão de ART de funcionamento a cada 5 anos. Verifique na central do sistema se o alarme está operando normalmente.
Em relação às luminárias de emergência, verifique se estão na tomada e funcionando. As placas de sinalização devem estar limpas e com o efeito fotoluminescente em ordem.
Os corrimãos e guardas devem estar bem presos e não causar o efeito de gancho. Verifique ainda se o piso de escadas e rampas se manteve antiderrapante com o uso.
Portas corta-fogo devem ser mantidas fechadas, com a maçanetas em perfeito estado. As antecâmaras de escadas devem ficar desobstruídas. Não permita o uso para outras funções, muito menos para a guarda de lixo.
Caso seja exigido para a edificação, a brigada de incêndio deve se reunir periodicamente e simulados devem ser realizados pelo menos uma vez por ano, mantendo os registros em ata e corrigindo falhas.
Alguns prédios possuem ainda outros sistemas específicos.
São muitas coisas para cuidar, não é mesmo? Mas você pode contar com a ajuda de profissionais da área. Na Golinhaki a primeira visita técnica no seu prédio é gratuita! Solicite já o seu acompanhamento.