Extintores de Incêndio
EXTINTOR ABC: QUANDO É OBRIGATÓRIO?
No carro ou no comércio, aprenda quando é preciso utilizar o extintor do modelo ABC.
27 de ago. de 2024
O que é o extintor ABC?
Esse nome refere-se a capacidade do extintor em apagar três tipo de classes de incêndio:
Classe A: papéis, madeiras, plásticos, tecidos, etc.
Classe B: líquidos e gases inflamáveis.
Classe C: equipamentos elétricos energizados.
Portanto, é um extintor muito versátil e que facilita o uso em uma situação de emergência. Isso é possível graças a composição química do pó para extinção de incêndio que é a base de monofosfato de amônia.
Acompanhe também nosso conteúdo em vídeo:
No caso de uso comercial:
A norma 021 do Corpo de Bombeiros menciona a necessidade de extintores que contemplem as 3 classes de incêndio. Se o seu comércio ainda não possui extintores, recomenda-se a aquisição do modelo ABC.
Caso já possua extintores de pó químico BC e de água, que são mais antigos no mercado, você pode usar essa dupla de extintores para contemplar as 3 classes exigidas na norma. Porém, ressalta-se que caso opte pelo conjunto de extintores, a manutenção torna-se mais cara, visto que terá o dobro de extintores.
No caso de extintores veiculares:
Carros de passeio não possuem obrigatoriedade de extintor de incêndio. Apesar da não obrigatoriedade, é altamente recomendado possuir um extintor no carro para casos de emergência. Extintores são muito eficientes no combate a princípios de incêndio e salvam vidas.
Já caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros precisam manter o extintor em dia e instalados em suportes adequados.
Para automóveis, o tipo de extintor exigido é o modelo ABC, por ser capaz de extinguir as três classes de fogo. Os extintores do tipo descartável possuem validade de 5 anos e carga de 900g. Há também extintores maiores com validade da carga pelo fabricante para o período de 5 anos, porém, ao passar por manutenção, sua validade é reduzida para 1 ano, conforme portarias do INMETRO.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato para saber mais.