Sinalização de Emergência

PLACAS DE SAÍDA DE EMERGÊNCIA: QUANTAS COLOCAR?

Ao dimensionar a quantidade e tamanho das placas, coloque-se no lugar do usuário da edificação.

17 de jul. de 2024

diversas placas de sinalização de emergência
diversas placas de sinalização de emergência

Imagine que você está pela primeira vez dentro de uma edificação e soa o alarme de incêndio. Por onde você deverá sair? Qual a rota segura? Qual a saída mais próxima?

Você só será capaz de encontrar a saída segura rapidamente se ela estiver sinalizada.

Mesmo que você conheça a edificação, no momento do pânico, em um local quente e ofuscado pela fumaça, você precisa de uma orientação. Para isso serve a sinalização de emergência.

Ao dimensionar a quantidade e tamanho das placas, coloque-se no lugar do usuário da edificação. Planeje os pontos como se você estivesse dentro da planta, no local mais distante da saída de emergência e precisasse ser orientado em todo o percurso até a saída.

Verifique também a versão desse tema em vídeo:


MAS QUANTAS PLACAS DEVO INSTALAR?

·       Cada vez que um corredor muda de direção;

·       Quando você precisa passar por portas;

·       Ao longo da rota de fuga nas distâncias recomendadas abaixo que variam conforme o tamanho da placa adotada:

É importante lembrar que existem outros tipos de sinalização, além da rota de fuga, que ajudam na prevenção e proteção contra incêndio:


SINALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Todos os equipamentos de proteção contra incêndio deverão estar sinalizados: extintores, hidrantes, acionadores de alarme e de bomba de incêndio, sirenes...

A sinalização vem logo acima do equipamento. Quando há instalação de extintores em pilares, há ainda a recomendação de instalar placas em todas as faces do pilar.


SINALIZAÇÃO DE ALERTA E PROIBIÇÃO

Você fumaria ao lado de uma central de gás? Mas e se você não percebesse o risco envolvido no local?

As placas de proibição servem para proibir ações que podem levar a situações de emergência, como abrir chamas próximo de produtos inflamáveis, jogar água para apagar o fogo em equipamentos elétricos e usar um elevador em caso de incêndio.

Já as placas de alerta mostram produtos perigosos armazenados, como explosivos e inflamáveis e alertam para riscos elétricos.


COMO AS PLACAS SÃO IDENTIFICADAS EM PROJETO?

Conforme a NPT 020, as placas de sinalização de emergência são identificadas conforme os códigos presentes na norma dentro de um círculo. Além do código, tem-se o tamanho da placa na área inferior.


QUAL A ALTURA DE INSTALAÇÃO DE PLACAS?

Placas em paredes e equipamentos, são instaladas a uma altura de 1,80 m a contar do piso acabado até a base da placa. Placas que são previstas sobre portas, são instaladas logo acima das mesmas.


POSSO MANDAR FAZER AS PLACAS EM QUALQUER EMPRESA?

Os pictogramas devem ser idênticos aos previstos na NPT 020 e devem possuir efeito fotoluminescente, isto é, devem brilhar no escuro. Além disso, a espessura deve ser suficiente para não absorver as deformações do substrato.

Em caso de dúvidas, entre em contato. Nossa equipe está pronta para ajudar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!