Saídas de emergência

PORTAS CORTA-FOGO E BARRAS ANTIPÂNICO

Saiba como comprar esses equipamentos para sua edificação.

7 de ago. de 2024

Porta corta fogo com barra antipânico dupla, fumaça e fogo
Porta corta fogo com barra antipânico dupla, fumaça e fogo

Quando o assunto é saída de emergência há muita confusão no que diz respeito às portas: há quem acredite que toda porta de saída deve ser corta-fogo ou que sempre deve haver barra antipânico.

Esperamos esclarecer suas dúvidas com esse post, vamos lá!

 Acompanhe também o conteúdo por vídeo:


O que significa o termo corta-fogo?

Um produto corta-fogo é aquele que impede a passagem de fogo e fumaça para uma área não afetada pelo fogo.

Ou seja, não faz sentido prever portas corta-fogo em locais que vão direto para o exterior da edificação (exceto em casos de isolamento de risco). Esse tipo de porta deve ser instalado para separar 2 lados de uma mesma edificação.

Portas corta-fogo são muito utilizadas em escadas enclausuradas e paredes de compartimentação horizontal.

 

Quais informações você precisa para comprar uma porta corta-fogo?

É importante conferir no projeto o TRRF (tempo requerido de resistência ao fogo), que pode ser 30, 60, 90 ou 120 minutos.

É preciso também respeitar o tamanho projetado da abertura, visto que muitas vezes as portas corta-fogo fazem parte das saídas de emergência e possuem largura calculada pela norma do Corpo de Bombeiros.

Fique atento se a porta possui 1 ou 2 folhas. Além disso, compre o conjunto completo: porta, batente, maçaneta e dobradiças. Isso porque o conjunto completo deve ser testado em laboratório. Não adianta a folha da porta possuir o efeito corta-fogo, mas o batente não. 

 

E as barras antipânico?

Essas barras podem ou não ser instaladas em portas corta-fogo: existem portas corta-fogo que levam barras antipânico, mas isso só precisa ser instalado quando é previsto no projeto. Na maioria das vezes a barra antipânico será instalada em uma porta convencional, sem o efeito corta-fogo.

Quando instalar as barras?

As barras foram projetadas para edificações com grandes populações. A norma 011 do Corpo de Bombeiros do Paraná, prevê a necessidade de tais barras para locais com público acima de 200 pessoas.

Esse dispositivo deve ser adequado para o modelo da porta: há as barras simples e as duplas. Também é preciso comprar uma barra adequada ao material da porta: vidro ou metal, por exemplo.

 

DICAS EXTRAS:

- Usar tamanhos comerciais sempre que possível;

- Confira se a maçaneta da porta que você irá utilizar precisa de chave ou não;

- A estética não é empecilho para a adoção de portas corta-fogo: já existem portas com olho mágico, portas de vidro, acabamentos que imitam madeira e diversas cores para combinar com a edificação.

 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!