Extintores de incêndio

QUANTOS EXTINTORES INSTALAR?

Vamos te explicar como fazer a conta de quantos extintores são necessários em uma edificação.

24 de mai. de 2024

Desenho de extintor apagando o fogo e homem sem rosto contando nos dedos.
Desenho de extintor apagando o fogo e homem sem rosto contando nos dedos.

As pessoas normalmente acreditam que a quantidade de extintores é definida por m², mas isso não é verdade. Vamos te explicar como fazer a conta de quantos extintores são necessários em uma edificação. Além disso, traremos as informações do número de extintores exigidos em centrais de gás GLP e tanques de líquido inflamável ou combustível.

Acompanhe também esse conteúdo em vídeo:

1º PASSO: Classifique a edificação

A norma do Corpo de Bombeiros divide as edificações em risco leve, moderado e elevado. Abaixo citamos alguns exemplos de ocupações que se enquadram em cada risco:

·        Risco leve (até 300 MJ/m²): prédios residenciais, estacionamentos, açougues, comércio de bijuterias, bancos, lotéricas, escolas, lanchonetes, consultórios odontológicos.

·        Risco moderado (acima de 300 até 1200 MJ/m²): escritórios, hotéis, comércio de roupas e calçados, supermercados, laboratórios clínicos, auditórios, casas noturnas.

·        Risco elevado (acima de 1200 MJ/m²): Fabricação de alimentos para animais, fabricação de colchões, comércio de fogos de artifício.

Para consultar a lista completa de atividades, acesse a NPT 014 – Carga de incêndio nas edificações e áreas de risco.

2º PASSO: Verifique as distâncias máximas de caminhamento

Sabendo o risco da edificação, você poderá verificar qual a distância máxima que uma pessoa poderá caminhar até chegar em um extintor. Quanto maior o risco, mais perto devem estar os extintores.

3º PASSO: Determine a posição dos extintores

No pavimento térreo, comece posicionando um extintor perto da porta de entrada principal. É obrigatório prever um extintor a no máximo 5 metros desta porta. Nos pavimentos superiores ou inferiores, a regra dos 5 metros vale para a distância até a escada de saída de emergência.

Após ter escolhido o local do primeiro extintor, verifique se em qualquer ponto da edificação as pessoas poderão chegar até esse extintor levando em conta as distâncias de caminhamento.

Por exemplo, se a sua edificação é um comércio de roupas, o risco é moderado, ou seja, as pessoas deverão alcançar um extintor a no máximo 20 metros de distância. Se o primeiro extintor que você posicionou não der conta da distância de caminhamento, deverá locar mais um e verificar se com esse extintor adicional toda a área da edificação está sendo atendida. Caso não esteja, continue prevendo mais extintores até que seja possível alcançar um extintor a no máximo 20 metros de qualquer ponto da edificação.

Se o pavimento tiver até 100 m² é possível prever apenas 1 extintor do tipo ABC. Caso passe de 100 m², você deverá adotar no mínimo 2 extintores, independente das distâncias de caminhamento.

 OBSERVAÇÕES:

·        Todos os pavimentos devem possuir extintores;

·        Para escolher os tipos de extintores corretos, leia esse artigo: "Que tipo de extintor devo instalar em minha empresa?";

·        Hidrantes não substituem extintores;

·        Os extintores devem ficar em locais visíveis e desobstruídos: jamais colocar extintores atrás de portas ou em cima de mesas/bancadas;

·        Os extintores poderão ser instalados em suportes de parede ou de piso, mas jamais ficar apoiados diretamente no chão, pois isso pode levar à corrosão e perda do equipamento.

CENTRAIS DE GLP

Em relação às centrais de gás, o número de extintores é determinado com base na quantidade de GLP armazenada:

O extintor com capacidade extintora 20-B:C é equivalente a um extintor portátil de pó químico de 4 kg. Já o extintor 80-B:C equivale ao extintor sobrerrodas de pó ABC com 20 kg ou pode ser empregado o pó BC com 50 kg.

TANQUES DE LÍQUIDO INFLAMÁVEL OU COMBUSTÍVEL

Assim como nas centrais de GLP, para os tanques de líquido inflamável teremos o número de extintores prescrito conforme a quantidade de líquido armazenado:

Verifique outras possibilidades de arranjo de extintores e de isenção de extintores de espuma na NPT 025 - parte 1.

 Se ainda ficou com dúvidas sobre o dimensionamento dos extintores, entre em contato.

*Texto escrito com base nas normas do Corpo de Bombeiros do Paraná.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!