Hidrantes

Sistema de hidrantes: como funciona?

O sistema de hidrantes é utilizado para situações de incêndio. Tal sistema...

28 de mai. de 2020

Sistema de Hidrantes
Sistema de Hidrantes

O sistema de hidrantes é utilizado para situações de incêndio. Tal sistema é composto por um reservatório que leva a água até pontos onde podem ser acopladas mangueiras próprias para a extinção do fogo.


COMPONENTES DO SISTEMA

Na maioria das vezes, o uso de motobombas é necessário para que a água tenha pressão suficiente. Isso ocorre porque a maior parte das normas dos Corpos de Bombeiros do Brasil exigem 10 metros de coluna d'água na ponta do esguicho.

Cada ponto de hidrante é composto de um ou dois registros e um abrigo. O abrigo serve para guardar as mangueiras de incêndio, o esguicho e a chave de mangueira, chamada de storz.

Cada pavimento da edificação deve possuir no mínimo um ponto do sistema, sendo que cada espaço da edificação precisa ser coberto por pelo menos um ponto. Esse ponto precisa estar locado a no máximo 5 metros da porta principal (no pavimento de saída) e de escadas nos demais pavimentos. Abrigos internos podem ter até 30 metros de mangueira em cada ponto, enquanto que abrigos externos podem abrigar até 60 metros.

Há ainda o registro de recalque, disponível para o uso do Corpo de Bombeiros. Esse registro deve ficar instalado na calçada ou no muro da edificação.

Fonte: NPT 022 do Corpo de Bombeiros do Paraná.


QUANTO CUSTA INSTALAR O SISTEMA DE HIDRANTES?

Em primeiro lugar, o custo da implantação do sistema dependerá de quantos pontos de água deverão ser instalados. Depende também da metragem de tubulação, pois como normalmente são utilizados tubos de aço galvanizado, esse componente usa grande parte do orçamento total.


DICAS

Se sua edificação é horizontal (térrea), pode ser viável a instalação de abrigos externos, os quais comportam mais metragem de mangueira. Isso ajuda na diminuição da quantidade de pontos de água necessários para cobrir toda a edificação.

Já no caso de edificações verticais, como edifícios residenciais ou comerciais, instalar todos os abrigos no mesmo alinhamento (prumada) irá economizar metragem de tubulação.


PRECISA DE AJUDA?

Se sua empresa precisa instalar o sistema de hidrantes, conte com o setor especializado da GOLINHAKI para lhe orientar sobre as melhores escolhas na compra e instalação dos equipamentos. Além disso, nossos profissionais te ajudam a economizar

Gostou do conteúdo? Compartilhe!