Líquidos Inflamáveis

TANQUE DE DIESEL: COMO REGULARIZAR COM O CORPO DE BOMBEIROS?

Muitas empresas possuem tanques instalados em seus pátios para abastecimento da frota própria.

10 de set. de 2024

Bomba de combustível e tanque sobre fundo vermelho
Bomba de combustível e tanque sobre fundo vermelho

Muitas empresas possuem tanques de diesel instalados em seus pátios para abastecimento da frota própria. Porém, o uso desse líquido acarreta em riscos de incêndio. Portanto, algumas regras devem ser seguidas para que a segurança seja atingida.

Nesse post você irá conferir as medidas básicas exigidas para os tipos de tanques mais comuns nesses casos: modelos horizontais e de superfície.  

Fonte: tanquesebombas.com.br


Confira também nosso conteúdo em vídeo:



Extintores de incêndio

Reservatórios de até 500 L podem ser protegidos apenas por extintores de pó. Acima dessa capacidade, a norma exige também extintores de espuma mecânica. Confira as quantidades e tipos de extintores exigidos:

Se você possui mais de um tanque e eles não estão isolados uns dos outros, deve-se somar as capacidades e procurar na tabela pelo total de líquido armazenado.

Os tanques aéreos horizontais com capacidade individual igual ou inferior a 20 m³ serão considerados isolados, para fins de proteção contra incêndio, quando distanciarem entre si, no mínimo duas vezes a maior dimensão do maior tanque e em bacias de contenção isoladas.

É importante ressaltar que quando os tanques são armazenados em áreas fechadas, há limitações de volume.


Sinalização de emergência

É importante sinalizar a área do tanque do líquido inflamável para proibir ações que possam levar a um incêndio ou acidente. Nesse sentido, utiliza-se placas de alerta para líquido inflamável e de proibições: proibido fumar e proibido produzir chamas, por exemplo.

 


Controle de derramamento

Normalmente, o controle de derramamento é realizado por meio de diques em torno dos tanques que devem seguir os seguintes requisitos:

·       Deve ser assegurada uma declividade no piso da bacia para o canal de drenagem de no mínimo 1% a partir do tanque;

·       A capacidade volumétrica da bacia de contenção deve ser no mínimo igual ao volume do maior tanque, mais o volume do deslocamento da base deste tanque, mais os volumes equivalentes aos deslocamentos dos demais tanques contidos na bacia, suas bases e os volumes dos diques intermediários;

·       As paredes do dique podem ser feitas de terra, aço, concreto ou alvenaria sólida, projetadas para serem estanques e para resistirem à coluna hidrostática total;

·       A bacia deve ser provida de meios que facilitem o acesso de pessoas e equipamentos ao seu interior, em situação normal e em casos de emergência;

·       A distância mínima entre os tanques e a base interna do dique deve ser de 1,5 m, exceto para instalações onde exista apenas um tanque no interior da bacia, com volume até 15 m³, quando esta distância pode ser reduzida, não podendo ser inferior a 0,6 m;

·       É proibido o armazenamento de materiais combustíveis, de tambores vazios ou cheios no interior da bacia de contenção.

 

Outros detalhes e possibilidades podem ser conferidos na NPT 025. Caso necessite de um projeto para sua edificação, entre em contato conosco, nosso setor de engenharia está pronto para ajudar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!