CMAR
TINTA ANTICHAMAS FUNCIONA?
Não perca tempo e dinheiro aplicando produtos que não atendem às normas do Corpo de Bombeiros.
7 de jun. de 2024
É muito comum edificações que possuem revestimentos combustíveis, como a madeira, receberem a exigência do Corpo de Bombeiros de atendimento ao CMAR – Controle de Materiais de Acabamento e de Revestimento.
As tintas antichamas não impedem a ocorrência do incêndio, mas retardam a propagação de chamas e evitam a emissão de fumaça tóxica. Aliás, você sabia que muitas vítimas de incêndios morrem pela inalação de gases tóxicos e não pelo contato com as chamas?
Acompanhe também esse conteúdo por vídeo:
Mas quais são os materiais de acabamento e revestimento?
Segundo a norma de procedimento técnico – NPT 010, os materiais de acabamento e revestimento são os seguintes:
· Materiais de revestimento: todo material ou conjunto de materiais empregados nas superfícies dos elementos construtivos das edificações, tanto nos ambientes internos como nos externos, com finalidades de atribuir características estéticas, de conforto, de durabilidade etc. Incluem-se como material de revestimento, os pisos, forros e as proteções térmicas dos elementos estruturais.
· Materiais de acabamento: Todo material ou conjunto de materiais utilizados como arremates entre elementos construtivos (rodapés, mata-juntas, golas etc.).
Como a tinta pode ser escolhida?
Muitas pessoas, por falta de conhecimento, acabam comprando qualquer tinta que se diz antichamas e após aplicarem descobrem que ela não atende a norma. Isso ocorre porque existem várias classes de tinta disponíveis no mercado e os bombeiros têm algumas exigências em relação a qualidade relacionada ao local de aplicação e ao tipo de ocupação do empreendimento.
Quando há um incêndio, o calor tende a subir. Por isso, as exigências para os forros são mais rigorosas que para os pisos, por exemplo.
Sendo assim, dentro da NPT 010, tem-se a tabela B.1: Classe dos materiais a serem utilizados considerando o grupo/divisão da ocupação/uso em função da finalidade do material. Os laboratórios que testam as tintas devem seguir os procedimentos descritos nas NBR’s específicas.
A classe I significa que o próprio material já utilizado na edificação é incombustível, tais como concreto, metal, materiais cerâmicos, porcelanato, etc.
Consultando o CSCIP – Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico você pode conferir em que grupo e ocupação sua edificação está inserida. Por exemplo: se a sua edificação está inserida no grupo D e você precisa aplicar a tinta em um forro de madeira, ela deverá possuir classe II-A.
Dicas de ouro:
· Verifique o local em que você irá aplicar a tinta, se é no forro, piso ou divisórias e assim, confira qual classe é obrigatória para a sua edificação;
· Antes de comprar a tinta, exija do fornecedor o laudo que comprove que a tinta foi testada e em qual classe ela se enquadra;
· A validade da aplicação da tinta varia conforme o fabricante. Então consulte essa importante informação antes de adquirir a tinta, pois isso irá impactar na periodicidade da manutenção da mesma.
A tinta antichamas funciona desde que seja certificada por um laboratório, usada na classe correta e aplicada conforme instruções do fabricante.
Precisa adquirir tintas antichamas que atendem a NPT 010 para a sua edificação? Entre em contato conosco.